quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sorrentino à Fiorentina


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje tem duas curiosidades: a massa e o molho.

O "sorrentino" é uma massa que, segundo uma versão, foi criada na Argentina, por imigrantes italianos. Isso pode ter um fundo de verdade, porque essa não é uma massa muito comum na própria Itália, nem em países com forte imigração italiana (como o Brasil mesmo, por exemplo), com exceção da Argentina e do Uruguai.
O sorrentino tradicional tem formato de chapéu arrendondado. Ele lembra muito um bombom de fundo chato. Nessa versão que nós utilizamos para a receita, todavia, o formato lembra bastante o formato de um ravioli, só que arredondado. Vale ressaltar, de qualquer forma: na versão usualmente apresentada na Argentina e no Uruguai, o sorrentino é uma massa bem mais arredondada, bem mais recheada que o ravioli.
O recheio do sorrentino que a gente encontrou no supermercado (ricota e espinafre) determinou o molho que escolhemos para preparar a receita.
O termo "à fiorentina" (uma referência à cidade de Florença, assim como "à parmiggiana" faz referência a Parma e "à milanesa" a Milão, por exemplo) é usualmente ligado a pratos que levam algum molho a base de espinafre (e eu não sei qual a relação entre Florença e espinafre rsrs).
Há, por exemplo, um "peixe à fiorentina" delicioso, que deve vir logo aqui pro blog.
Por hoje, vamos logo ao tal Sorrentino à Fiorentina!


Ingredientes:
1 pacote de sorrentino de ricota e espinafre
100g de aspargos em conserva
1 maço de espinafre
1/2 caixinha de creme de leite
1 copo de leite
2 colheres de amido de milho ou farinha de trigo
1 pacote de molho branco (opcional)
parmesão ralado
sal



Modo de Fazer:

Vamos começar pelo molho...
Para falar a verdade, esse molho pode ser feito de forma muito mais cuidadosa, indo mais de uma vez ao fogão, para ir apurando e tudo mais. Na receita de hoje, usei uma forma simplificada que também fica gostosa!
Lave bem o espinafre, retirando os talos mais grossos.


Coloque o espinafre em uma panela, em fogo baixo.


Mantenha o espinafre nessa panela até que ele esteja murcho.


Quando o espinafre tiver murchado, tire ele todo do fogo, e coloque sobre uma tábua. Utilize uma espátula ou escumadeira para, com a tábua inclinada, espremer o espinafre, para tirar dele o caldo escuro que ele contém.


Coloque no liquidificador o creme de leite, o espinafre já murcho e escorrido, sal a gosto para temperar, o leite e o amido de milho OU a farinha de trigo.




Utilize a função "pulsar" do liquidificador, para misturar os ingredientes, sem reduzir o espinafre totalmente à forma líquida.


Se o molho tiver ficado muito grosso, adicione um pouquinho mais de leite; se tiver ficado muito fino, acrescente um pouco mais de amido de milho ou de farinha de trigo, misturando novamente no liquidificador.


Separe o molho.
Coloque o sorrentino para cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem, em uma panela com uma pitada de sal e água fervente.


Quando a massa estiver cozida, escorra e deposite em uma travessa (que possa ser levada ao forno) previamente untada com azeite (para a massa não grudar no fundo).


Por cima da massa, coloque o molho a base de espinafre.


Distribua uniformemente os aspargos cortados em pedaços médios.



Espalhe o molho branco por cima (esta etapa é opcional, você pode, inclusive, incorporar mais creme de leite no creme de espinafre, para dispensar o molho branco, por exemplo).


Por cima de tudo, polvilhe bastante parmesão ralado na hora.



Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 25 minutos, até que o queijo esteja completamente gratinado.


Fica uma delícia, podem acreditar!


Você pode fazer essa receita ser acompanhada de um bom vinho, que vai muito bem no friozinho!
É um prato que não é difícil de se preparar, mas cujo resultado pode impressionar!
Se você não encontrar uma massa recheada com espinafre, pode utilizar uma que seja recheada apenas com ricota, também, que vai ficar gostoso.
Espero que vocês testem a ideia, e que gostem dela tanto quanto eu!
Como sempre, estão convidados a comentar, a sugerir, a criticar e tudo mais. Também estão sempre convidados a fotografar e explicar as suas experiências gastronômicas e a mandar para a gente colocar no blog!
É isso aí, rapazeada.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário