quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sopa de Mandioca com Linguicinha


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje leva um ingrediente muitíssimo significativo para a cultura gastronômica brasileira: a mandioca!
A mandioca é originária da América do Sul (acredita-se que era cultivada já pelas populações indígenas no período pré colombiano desde a Amazônia até o México), e atualmente a maior produção está na Nigéria.
No Brasil, ela ganha uma série de nomes (sendo comumente denominada de "aipim" no extremo sul e de "macaxeira" em regiões do norte e do nordeste, por exemplo).
A denominação "mandioca", todavia, tem um lado muitíssimo interessante... Ela é originária do tronco linguístico Tupi, e significa "casa de Mani" (isso mesmo, o "oca" ali do fim significa "morada", lembram-se?). Pois é, resumindo muitíssimo a história, uma lenda tupi considerava que a mandioca era a corporificação de uma deusa, que, de certa forma, se sacrificava em prol da subsistência da tribo (encontrou alguma semelhança com a ideia cristã de eucaristia, cara pálida?).
A mandioca é a terceira fonte de carboidratos mais consumida no mundo (principalmente nos países em desenvolvimento). Ela é muito rica em valor energético (cerca de 150 calorias por cada 100g) e fornece, também, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. De qualquer forma, não é uma boa fonte de proteínas e de outras importantes vitaminas.
É, como já sugerido, um ingrediente muito importante da culinária tradicional brasileira. Vale mencionar os bobós e a mandioca frita, por exemplo. Mas também não dá para esquecer algo que é tão comum que pode ter, às vezes, a importância negligenciada: as diversas formas de farinha de mandioca (que eu, particularmente, adoro).
Dito isto, vamos à receita!


Ingredientes:

1kg de mandioca
500g de linguicinha
1 cebola
azeite
temperos
sal


Modo de Fazer:

Corte a mandioca em cubinhos pequenos (na sistemática que nós utilizamos, eles vão ficar deste tamanho mesmo na apresentação final).


Coloque a mandioca em uma panela de pressão com um fio de azeite. Coloque água até ficar aproximadamente dois dedos acima da mandioca. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.




Em outra panela, coloque a cebola para refogar, com um fio de azeite.
Quando a cebola estiver macia, adicione a linguicinha cortada em pedaços de aproximadamente meio centímetro, e refogue.


Quando a linguicinha estiver dourada (você pode adicionar um pouquinho de shoyu para ajudar na finalização deste processo), adicione os temperos de sua preferência e sal suficiente para a mandioca (lembre-se de que a linguicinha já é temperada; eu uso o sal temperado preparado por meu pai, que contém, por exemplo, noz moscada, cominho e pimenta do reino), misture bem e apague o fogo.



Abra a panela de pressão com cuidado, adicione a linguicinha refogada com os temperos.



Misture bem, confira o tempero. Está pronto!


E fica uma verdadeira delícia, pessoal!
Nós servimos a sopa acompanhada de queijo ralado e de torradas (feitas com pão francês, orégão e flor de sal). Uma excelente opção para as noites frias desta época do ano!

Esperamos que vocês testem e aprovem!
Uma variação possível é cortar a mandioca em pedaços maiores, e depois levar a mandioca cozida com a água do cozimento ao liquidificador, para formar um creme, e só depois juntar a linguicinha refogada com os temperos. Também fica bastante interessante (mas, para falar a verdade, eu prefiro a versão que apresentamos aqui hoje).
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras receitas e resenhas que já foram publicadas aqui, acesse nosso índice!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário