segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lombinho Frito à Chinesa com Alho


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje não terá muitas apresentações: lombinho em tiras fritas, que depois levam um molho feito a base de óleo de gergelim, alho e shoyu.
Uma receita bastante comum em restaurantes chineses, mas que não é lá muito fácil de a gente conseguir descobrir como é que se prepara em casa (e é fácil de tudo, como vocês verão a seguir).
Vamos lá!


Ingredientes:

500g de lombo suíno em tirinhas
8 dentes de alho
5 colheres de shoyu
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
sal

amido de milho para empanar
1 litro de óleo para fritar


Modo de Fazer:

Corte o lombo em tirinhas.


Empane bem todas as tirinhas no amido de milho, com uma pitada de sal (pegue leve no sal, porque senão depois vai ficar muito forte, com o shoyu).


Coloque um litro de óleo em uma panela e leve ao fogo até que esteja bem quente (algo em torno de dois minutos depois).
Ponha as tirinhas de lombo para fritar.


Vá mexendo sempre, para que as tirinhas fritem por igual.


Quando as tirinhas estiverem bem morenas, tire do óleo e coloque num prato com papel toalha, para secar e reserve.



Em uma frigideira ou panela anti aderente, coloque o alho triturado para refogar em óleo de gergelim.


Quando o alho estiver ficando refogado, adicione também o gengibre ralado e vá mexendo.


Quando a mistura estiver homogênea e refogada, adicione o shoyu.


Apague o fogo, junte as tirinhas de lombo e mexa bem, para que elas absorvam o molho.


Tá pronto!


E fica uma delícia, de verdade!
Nesse dia aí, nós servimos o lombinho com yakimeshi e com fukujin zuke.

E é isso aí!
Como sempre, estão todos convidados a participar, com críticas, sugestões, assim como com receitas e resenhas. O Thiago Fuzari, por exemplo (o comentário, aliás, está aqui embaixo), já sugeriu, sobre essa receita, que as tirinhas de lombo sejam passadas em ovo batido antes de serem empanadas no amido de milho (isso faz com que a carne fique menos seca e mais tenra, por um lado, mas um pouquinho menos crocante, por outro; vale a pena experimentar) e que seja adicionada uma pitada de açúcar ao molho (o que suaviza consideravelmente a agressividade do shoyu e também deixa o resultado muito interessante).Para ver outras receitas, consulte o nosso índice!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

5 comentários:

  1. Sugiro também colocar ovo antes de empanar com amido de milho, ficará menos seco, também não perde o sabor da carne. Para o molho adicione uma pitada de açúcar, dará outro sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Tudo bem contigo? Muito obrigado pelas dicas! Elas, realmente, são muito interessantes! Eu já tinha programado para essa receita ser republicada no Bonde hoje (www.bonde.com.br), e tomei a liberdade de incluir essas suas dicas (e dar os créditos, é claro) lá, está certo? Apareça sempre. E se tiver receitas aí para dividir conosco, é só enviar explicada passo a passo, com as fotos que tiver, que a gente edita, leva para o Bonde e também traz para cá! Um abração e "inté".

      Excluir
  2. Faço esse lombinho em casa é só elogios, o segredo não fritar muito para não ficar duro depois, essa cor que está acima é a cor ideal, tbm acrescentou 1 colher sopa açúcar! MARAVILHOSO não perde para os restaurantes chineses não 😁😅

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa faço é a hora que estiver fritando o alho APROVEITO pego pouco do óleo que fiz fritura lombinho, ajuda a engrossar o caldo depois por causa maisena que fica no óleo

    ResponderExcluir