quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

TokYo Restaurante Café (Londrina-PR)


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje é mais uma resenha (como sempre, puramente subjetiva), sobre um novo restaurante aqui de Londrina: o TokYo Restaurante Café.


O TokYo é uma casa que trabalha com um conceito de "alta gastronomia japonesa", e tem pratos assinados pelo Chef Adriano Kanashiro.
Não espere do TokYo a experiência tradicionalíssima (e por isso mesmo interessantíssima, também) do Restaurante Kyodai, nem toda a enorme variedade (acompanhada, também, de uma qualidade digna de nota, vale sempre lembrar) do Sugoi.
A proposta do TokYo é outra: as receitas japonesas tradicionais servem de ponto de partida para experiências gastronômicas contemporâneas interessantíssimas.
Você usará de forma bastante discreta o shoyu, por exemplo, já que a maior parte dos pratos já vem com o toque de algum molho especial planejado pelo Chef.

A casa é dividida em dois espaços; um, no piso inferior, onde funciona uma cafeteria e uma pequena mercearia de produtos orientais, e outro no piso superior, onde funciona o restaurante, que serve comida brasileira, no sistema self service, no almoço (de segunda a domingo das 11:30h as 15:00h) e que se dedica à alta gastronomia japonesa contemporânea, na sistemática de rodízio (de terça a domingo, das 19:00h as 23:00h).
O ambiente á bastante agradável, a decoração também reflete a leitura contemporânea de elementos tradicionais. O resultado foi bastante interessante.




Nós fomos conhecer o restaurante à noite. O serviço é muito atencioso, e a casa permite que você vá escolhendo no menu o que prefere experimentar, ou então que vá se divertindo com uma sequência previamente planejada por eles. Nós preferimos a segunda opção.
A experiência, assim, começou com uma porção de kinoko moriawase (um mix de cogumelos salteados que nós repetimos outras duas ou três vezes, e que aí na fotografia já estava violada rsrs) e outra de salmon tartar (tartar de salmão com quinoa, coberto por folhas verdes e, para finalizar, tiras finas e crocantes de uma massa especial de pastel).


Em seguida, provamos o ebiten spicy (camarão empanado com molho cremoso apimentado) e teriayaki nasu (berinjela frita com molho teryaki, que também foi repetida outras duas vezes).


Logo depois, veio uma sequência com porções de zukkini to maguro (sashimi de atum, com finas fatias de abobrinha e molho cítrico), salmon carpaccio (finas fatias de salmão com molho ponzu), salmon tataki (salmão selado, com molho cremoso de limão, ovas de masago e pérolas de shoyu) e tuna tataki (atum selado, com molho ponzu, nabo com pimenta e cebolinha com gengibre). Tudo tão delicioso, que esquecemos de fotografar!
Na sequência, a cozinha nos mandou os sushis que elaborados com salmão e atum, e que ganham molhos apimentados, cebolinha finamente picada, shimeji grelhado, ovas de peixe voador, banana crocante, nabo com pimenta, farofa de wasabi e raspas de limão siciliano, por exemplo.


Em seguida, nos enviaram o hot roll e a ika furai (lula a milanesa com um molho oriental).


Para terminar a sequência pré-planejada, nos enviaram o crispy tori (frango empanado crocante, com molho apimentado, que também foi repetido).


Com a sequência sugerida pela casa concluída, nós ainda pedimos para experimentar maguro shigue (atum, ovas de masago, farofa de wasabi e gergelim) e o shake marinade (salmão marinado, com ovas de peixe voador e creme de tofu). As fotografias desses também ficaram para a próxima...

Em síntese apertada, conforme já sugerido no início, é possível dizer que a casa combina técnicas bastante modernas, para apresentar pratos completamente supreendentes, inspirados na gastronomia japonesa; e também trabalha com ingredientes que não são muito comuns por aqui, como as ovas de masago e de peixe voador, por exemplo, que, por si só, garantem uma textura bastante diferenciada aos pratos que compõem.

Agora, um chamado à realidade: a conta para duas pessoas, que incluiu o rodízio, quatro long necks e a taxa de serviço totalizou R$ 156,20 (uma lembrança de que não é possível aliar ingredientes incomuns de qualidade, técnicas diferenciadas, ambiente bem organizado e tudo isso resultar em um preço lá muito modesto - valores de dezembro de 2014).



E também três críticas construtivas: a casa usa tilápia como "peixe branco" (e, como já disse aqui outras vezes, na minha humilde concepção, "peixe branco" é anchova negra ou robalo, por exemplo, e tilápia é tilápia); não trabalha com cervejas de 600ml (as long necks acabam puxando o valor da conta ainda um pouco mais para cima, e não me parece que alguém que trabalhe com rodízios nesse valor de R$ 59,00 por pessoa (preço de dezembro de 2014, inclusive para mulheres) precise se preocupar muito com não deixar o restaurante virar um barzinho, sei lá; e, apesar de ser oferecido a cada cliente um belo guardanapo de pano, faltam guardanapos de papel à mão (para limpar uma ou outra "caca" que a gente inevitavelmente acaba fazendo quando está à mesa com tantos molhos).
Vale frisar: nada que macule seriamente a experiência incrível que a cozinha do restaurante nos oferece!

O TokYo Restaurante Café fica localizado em Londrina-PR, na Avenida Madre Leônia Milito, 984, na Gelba Palhano. Tem vagas na calçada, na frente, e também em um estacionamento subterrâneo exclusivo. Tem espaço para crianças (com videogame). Aceita cartões de crédito. Como já adiantado, serve comida brasileira, no sistema self service, no almoço (de segunda a domingo das 11:30h as 15:00h) e que se dedica à alta gastronomia japonesa contemporânea, na sistemática de rodízio (de terça a domingo, das 19:00h as 23:00h).

É isso aí, pessoal!
Esperamos que a resenha seja útil!
Como sempre, estão todos convidados a participar, inclusive enviando receitas e resenhas, que a gente edita e traz para cá!
Para ver outros posts já publicados, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que surgem aqui, e também de outras notícias e promoções que a gente divulga apenas por lá.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário